No DSM-5-TR, os transtornos do espectro obsessivo-compulsivo correspondem a um conjunto de transtornos psiquiátricos conhecido como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtornos relacionados, dentre os quais estão presentes:
Na CID-11, além dos já citado acima, fazem parte dos transtornos do espectro obsessivo-compulsivo:
A síndrome de referência olfativa é caracterizada por uma falsa crença do indivíduo de que tem um odor corporal ruim, porém esse odor não é percebido pelos outros da intensidade como o indivíduo acredita. Essa preocupação leva a comportamentos repetitivos, tais como lavar o corpo repetidamente ou trocar de roupa.
Em situações mais graves, quando o insight é prejudicado, a crença da existência de um odor subjetivo que não existe externamente pode chegar ao nível de um delírio somático. Nesses casos, um diagnóstico de transtorno delirante em geral é recomendado.
Essa síndrome é predominante entre homens solteiros, e a idade média de início é em torno dos 25 anos de idade.
Vale salientar que ao avaliar um indivíduo com a Síndrome de Referência Olfativa, é mandatório excluir causas orgânicas, como por exemplo:
Fonte:
Gostou do conteúdo? Então compartilha com outras pessoas e deixa um comentário para enriquecer a discussão. Conhecimento se constrói compartilhando ideias!
Sobre mim ...
Médico Psiquiatra, cristão, casado, pai da Marina, fotógrafo nas horas vagas e pensador constante. Gosto de compartilhar conhecimento, pois acredito que assim aprendo mais e ainda participo do crescimento de outras pessoas. Não perco uma corrida do MotoGP e perco quase todos os jogos do Ceará, mas ainda me considero torcedor praticante =)
OUTROS TÓPICOS
SIGA NAS REDES SOCIAIS