Síndrome de Referência Olfativa

Dr. Tiago Costa • 6 de abril de 2022

Saiba o que é a Síndrome de Referência Olfativa, uma condição relacionada ao TOC (Transtorno Obsessivo-compulsivo)

No DSM-5-TR, os transtornos do espectro obsessivo-compulsivo correspondem a um conjunto de transtornos psiquiátricos conhecido como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtornos relacionados, dentre os quais estão presentes:

  • TOC
  • Transtorno Dismórfico Corporal
  • Transtorno de Acumulação
  • Tricotilomania
  • Transtorno de escoriação
  • TOC secundário a substâncias, medicamentos e outras condições médicas
  • Outros transtornos relacionados (aqui entra a síndrome de referência olfativa).

 

Na CID-11, além dos já citado acima, fazem parte dos transtornos do espectro obsessivo-compulsivo:

  • Hipocondria (no DSM-5 está no transtorno de sintomas somáticos e transtornos associados).
  • Síndrome de Tourette (no DSM-5 é Transtorno de Tourette, que está classificado nos transtornos de tique).
  • Síndrome de Referência Olfativa.
Homem cheirando a axila

O que é a Síndrome de Referência Olfativa?

A síndrome de referência olfativa é caracterizada por uma falsa crença do indivíduo de que tem um odor corporal ruim, porém esse odor não é percebido pelos outros da intensidade como o indivíduo acredita. Essa preocupação leva a comportamentos repetitivos, tais como lavar o corpo repetidamente ou trocar de roupa.


Em situações mais graves, quando o insight é prejudicado, a crença da existência de um odor subjetivo que não existe externamente pode chegar ao nível de um delírio somático. Nesses casos, um diagnóstico de transtorno delirante em geral é recomendado.

Quem é mais afetado pela síndrome de Referência Olfativa?

Essa síndrome é predominante entre homens solteiros, e a idade média de início é em torno dos 25 anos de idade.

Diagnóstico diferencial da Síndrome de Referência Olfativa:

Vale salientar que ao avaliar um indivíduo com a Síndrome de Referência Olfativa, é mandatório excluir causas orgânicas, como por exemplo:

  • Epilepsia de Lobo Temporal
  • Tumores hipofisários levando a irritações locais do hipocampo.
  • Sinusites

Fonte:

  1. American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders : DSM-5-TR. 5th, text revision ed. Washington, DC: American Psychiatric Association Publishing; 2022.
  2. Miguel EC, Lafer B, Forlenza OV. Clínica psiquiátrica: as grandes síndromes psiquiátricas. 2nd ed. Barueri: Manole; 2021.
  3. Sadock BJ, Sadock VA, Ruiz P. Compêndio de Psiquiatria: Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica. 11th ed. Porto Alegre: Artmed; 2017.
  4. World Health Organization. ICD-11 for Mortality and Morbidity Statistics [Internet]. 2019 [cited 2021 Dec 21]. Available from: https://icd.who.int/browse11/l-m/en

Gostou do conteúdo? Então compartilha com outras pessoas e deixa um comentário para enriquecer a discussão. Conhecimento se constrói compartilhando ideias!

Sobre mim ...

Médico Psiquiatra, cristão, casado, pai da Marina, fotógrafo nas horas vagas e pensador constante. Gosto de compartilhar conhecimento, pois acredito que assim aprendo mais e ainda participo do crescimento de outras pessoas. Não perco uma corrida do MotoGP e perco quase todos os jogos do Ceará, mas ainda me considero torcedor praticante =)


OUTROS TÓPICOS

Por Tiago Costa 30 abr., 2023
Há uma via de mão dupla no eixo intestino-cérebro: "o que se faz no intestino é percebido no cérebro, e o que se faz no cérebro é percebido no intestino". A compreensão dessas conexões abriu a possibilidade de que a dieta possa ter efeitos na saúde mental. Para saber mais sobre o assunto, eu fiz um ebook e estou disponibilizando gratuitamente.
Homem segurando seringa para aplicar esteroide anabolizante
Por Tiago Costa 15 abr., 2023
O uso abusivo de esteroides anabolizantes androgênicos pode causar efeitos negativos quando utilizados de forma inadequada. Saiba mais sobre as alterações psiquiátricas associadas ao uso de testosterona e substâncias similares.
Por Tiago Costa 18 mar., 2023
Depressão sorridente existe? Sim, e ela apresenta características atípicas de um episódio depressivo. Saiba mais no post.
VEJA MAIS
Share by: