Os tiques são atos coordenados, repetitivos e resultantes de contrações musculares súbitas, rápidas e recorrentes, envolvendo um grupo de músculos que geralmente atuam em relações sinérgicas habituais.
Vou trazer algumas definições de tiques que são encontradas na literatura:
Os tiques se acentuam com a ansiedade e tendem a desaparecer no sono. Também, são mais comum em crianças do que em adultos.
Podem ser entendidos como reflexos condicionados, que surgiram associados a determinados estímulos emocionais ou físicos, mantendo-se de forma estereotipada, como um movimento involuntário.
Além disso, os tiques podem ocorrer em indivíduos sem qualquer outra alteração mental e entre crianças ansiosas, submetidas a estresse.
Fonte:
Gostou do conteúdo? Então compartilha com outras pessoas e deixa um comentário para enriquecer a discussão. Conhecimento se constrói compartilhando ideias!
Sobre mim ...
Médico Psiquiatra, cristão, casado, pai da Marina, fotógrafo nas horas vagas e pensador constante. Gosto de compartilhar conhecimento, pois acredito que assim aprendo mais e ainda participo do crescimento de outras pessoas. Não perco uma corrida do MotoGP e perco quase todos os jogos do Ceará, mas ainda me considero torcedor praticante =)
OUTROS TÓPICOS
SIGA NAS REDES SOCIAIS