A aprendizagem e o uso da linguagem dependem de habilidades expressivas e receptivas, que podem diferir em gravidade, devendo cada uma ser investigada individualmente.
↪️ Veja o que é a capacidade expressiva e a capacidade receptiva:
↪️ Quais habilidades de expressão da fala são esperadas pela idade aproximada?
O transtorno da linguagem consiste em dificuldades na aquisição e no uso da linguagem em várias modalidades, incluindo a linguagem falada e escrita, causadas por deficiências na compreensão ou na produção de acordo com as habilidades expressivas e receptivas2.
O transtorno da linguagem costuma afetar vocabulário e gramática, e esses efeitos passam a limitar a capacidade para o discurso.
As crianças podem parecer tímidas ou reticentes em falar.
Deve-se desconfiar de um transtorno da linguagem quando:
⚠️ Importantíssimo levar em consideração a cultura e o meio onde a criança se desenvolve, pois as limitações na linguagem podem ser inerentes ao seu contexto social!
⚠️ Crianças com transtorno da linguagem expressiva contam histórias de uma maneira vaga e usam a filtragem de palavras como “treco” e “coisas” em vez de atribuírem nomes a objetos específicos.
História familiar positiva para transtornos da linguagem geralmente costuma estar presente à os transtornos da linguagem são altamente herdáveis, e membros da família têm maior propensão a apresentar história de prejuízo na linguagem.
O transtorno da linguagem costuma afetar mais meninos (2 a 3x maior em ♂), e o transtorno da linguagem expressiva é mais comum que o transtorno misto da linguagem receptiva-expressiva!
De acordo com os critérios do DSM-5¹, deve-se diagnosticar um transtorno da linguagem quando:
A. Dificuldades persistentes na aquisição e no uso da linguagem em suas diversas modalidades (falada, escrita, linguagem de sinais, etc) devido a déficits na compreensão ou na produção, inclusive:
B. As capacidades linguísticas estão bem abaixo do esperado para a idade, resultando em limitações funcionais na comunicação efetiva, na participação social, no sucesso acadêmico ou no desempenho profissional, individualmente ou em qualquer combinação.
C. O início dos sintomas ocorre precocemente, ainda no período do desenvolvimento.
D. As dificuldades não são atribuíveis a outras condições, como:
Crianças com suspeita de transtorno misto da linguagem receptiva-expressiva deve realizar audiograma para excluir ou confirmar surdez ou outras deficiências auditivas!
Os principais diagnósticos diferenciais do transtorno da linguagem são:
Crianças com mutismo seletivo apresentam desenvolvimento normal da linguagem e geralmente conversam apenas na presença de membros da família (ex: mãe, pai e irmãos) à essas crianças são ansiosas no contexto social e arredias quando estão fora do ambiente familiar.
Crianças com transtorno do som da fala (tartamudez ou gagueira) têm competência normal em termos de linguagem receptiva e expressiva, apesar dos comprometimentos na fala.
Pode haver a comorbidade transtorno da linguagem + transtorno da fala.
O transtorno da linguagem está fortemente associado a outros transtornos do neurodesenvolvimento, como:
Outros diagnósticos comórbidos são:
Crianças com prejuízos na linguagem receptiva têm pior prognóstico que aquelas em que predominam prejuízos expressivos.
Levando-se em consideração a alta taxa de remissão espontânea das deficiências linguísticas nas crianças na fase pré-escolar, assim como os efeitos menos que robustos das intervenções em crianças naquela faixa etária, em geral a prática NÃO recomenda iniciar o tratamento de transtornos da linguagem expressiva, a não ser que eles persistam depois dos anos pré-escolares.
A psicoterapia é muito útil para aquelas que apresentam transtornos mistos de linguagem que tenham problemas emocionais e comportamentais associados.
Fonte:
Gostou do conteúdo? Então compartilha com outras pessoas e deixa um comentário para enriquecer a discussão. Conhecimento se constrói compartilhando ideias!
Sobre mim ...
Médico Psiquiatra, cristão, casado, pai da Marina, fotógrafo nas horas vagas e pensador constante. Gosto de compartilhar conhecimento, pois acredito que assim aprendo mais e ainda participo do crescimento de outras pessoas. Não perco uma corrida do MotoGP e perco quase todos os jogos do Ceará, mas ainda me considero torcedor praticante =)
OUTROS TÓPICOS
SIGA NAS REDES SOCIAIS