É comum que adultos tenham certos pensamentos com conteúdo fantasioso, que se percam em seus pensamentos de vez em quando ou que gastem um certo tempo em atividade mental de planejamento com atividades dentro de sua realidade. Entretanto, há algumas pessoas que sofrem de uma condição em que experimentam regularmente devaneios intensos e que provocam algum grau de prejuízo, seja funcional, social, financeiro, etc.
O devaneio excessivo é caracterizado por atividades de imaginações fantasiosas vívidas e excessivas, que prejudicam o funcionamento da pessoa1. Esses indivíduos que passam muito tempo envolvidos em mundos de fantasia mental são chamadas de sonhadores desadaptativos (ou sonhadores excessivos).
O devaneio excessivo (maladaptive draydreaming em inglês) difere significativamente dos sonhos ou fantasias normais em termos de quantidade de tempo gasto, conteúdo do devaneio, grau de imersão/absorção e interferência no funcionamento da vida2.
O devaneio excessivo ou devaneio desadaptativo (tradução livre de maladaptive draydreaming) é uma condição que ainda não está descrita nos manuais diagnósticos de psiquiatria (DSM-5-TR).
Trata-se de um transtorno mental recentemente proposto após diversos relatos em todo o mundo2, sendo caracterizado por uma atividade de pensamento fantasioso vívido e excessivo, com tramas e enredos bem desenvolvidos.
Essas fantasias evocam fortes sensações sensoriais e emocionais, uma experiência que é frequentemente descrita como prazerosa. Entretanto, devido ao tempo gasto com os devaneios, bem como a incompatibilidade dos conteúdo da fantasia com a realidade, essas pessoas costumam se envergonhar desse comportamento de “sonhar acordado”, o que pode provocar uma experiência de fuga da realidade cada vez mais angustiante.
Os sintomas mais comuns do devaneio excessivo são:
Como não é um transtorno ainda definido, os relatos costumam variar, e as pessoas podem apresentar mais de um desses itens acima (não obrigatoriamente todos).
Embora os devaneios excessivos tenham um conteúdo considerado
agradável, podem envolver também temas de poder, controle, sexo, violência, etc cuja experiência pode se tornar
angustiante. Ao contrário dos devaneios tradicionais, os devaneios excessivos geralmente adentram ao reino da
fantasia, e essa experiência imersiva costuma ser acompanhada de movimentos repetitivos, expressões faciais ou verbalizações.
Não. Esses indivíduos podem diferenciar claramente o que é realidade de fantasia. Além disso, costumam entrar em estados de devaneio de forma voluntária.
Entretanto, é preciso dizer que há um elemento compulsivo associado ao devaneio excessivo, que pode ser experimentado como involuntário. Por esse motivo, alguns estudos tem levantado a hipótese de ser algo associado ao
espectro do transtorno obsessivo-compulsivo.
Não existe um tratamento baseado em evidências para o devaneio excessivo, até porque a condição ainda não é considerada um transtorno, o que torna difícil a realização de pesquisas sobre o tema.
Normalmente, o tratamento se concentra em reduzir a chance de a pessoa apresentar o devaneio excessivo. Estratégias comportamentais podem ter algum efeito, principalmente se focadas em:
O hábito de anotar o que você estava fazendo antes de ter um devaneio desadaptativo costuma facilitar esse processo de autoconhecimento. Com base nisso, você pode tomar medidas para evitar tais gatilhos.
Psicoterapia costuma ser recomendada, e a terapia farmacológica somente quando os devaneios demonstram ser graves o suficiente a ponto de prejudicar significativo prejuízo pessoal, social, funcional, etc.
Fonte:
Gostou do conteúdo? Então compartilha com outras pessoas e deixa um comentário para enriquecer a discussão. Conhecimento se constrói compartilhando ideias!
Sobre mim ...
Médico Psiquiatra, cristão, casado, pai da Marina, fotógrafo nas horas vagas e pensador constante. Gosto de compartilhar conhecimento, pois acredito que assim aprendo mais e ainda participo do crescimento de outras pessoas. Não perco uma corrida do MotoGP e perco quase todos os jogos do Ceará, mas ainda me considero torcedor praticante =)
OUTROS TÓPICOS
SIGA NAS REDES SOCIAIS