O que é ansiedade e como diferenciar ansiedade normal de ansiedade patológica (doença)
O que é ansiedade?
A ansiedade é uma emoção universal e normal. É uma resposta necessária e adaptativa, que surge quando o organismo é submetido a fatores estressores.
A ansiedade é caracterizada como um sinal de alerta e indica um perigo iminente. Essa resposta permite que a pessoa tome medidas para lidar com a ameaça. Ela costuma ser insidiosa (ou seja, de progressão mais arrastada), e geralmente é uma resposta de reação a uma ameaça que é desconhecida, vaga, interna.
Muitas vezes, a ansiedade pode ser acompanhada por sintomas autonômicos (alterações da pressão, da frequência cardíaca, da frequência respiratória) e inquietação (por exemplo, incapacidade de ficar sentado por muito tempo). Além desses sintomas motores e viscerais, a ansiedade também afetar o pensamento, a percepção e o aprendizado, interferindo inclusive na capacidade de prestar atenção e de prejuízos na memória.

Ansiedade e medo são a mesma coisa?
Em psicopatologia, costumamos diferenciar ansiedade de medo. Apesar de o medo também ser um sinal de alerta como resposta emocional a um fator estressor, deve ser diferenciado da ansiedade, pois sua apresentação é distinta.
Geralmente, o
medo
apresenta início súbito, sendo uma resposta a uma
ameaça conhecida, externa e bem definida. Costuma desencadear uma resposta adrenérgica mais forte (pico de adrenalina), desencadeando taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), taquipneia (aceleração da respiração), palpitações, etc.
Como diferenciar ansiedade normal da ansiedade patológica (doença)?
Como falado anteriormente, a ansiedade é uma emoção universal e normal, e todo mundo experimenta ansiedade em algum grau. O profissional que avalia a pessoa deve estar atento a alguns sinais que apontam quando a ansiedade pode ser considerada um transtorno.
Ocorrência:
- Ocorre ativação da ansiedade frente a estímulos considerados inapropriados.
- A ansiedade se apresenta em intensidade inadequada, ou seja, determinada situação costuma provocar a resposta ansiosa, porém nas pessoas com o transtorno isso ocorre de forma exagerada.
- Há manutenção da ansiedade mesmo após cessar o estímulo que a desencadeou.
Consequência:
- A pessoa passa a apresentar sofrimento significativo mediante a resposta ansiosa.
- A ansiedade provoca evidente prejuízo para a pessoa, seja social, ocupacional, funcional, etc.
Que profissional devo procurar em caso de ansiedade?
Os profissionais mais recomendados são os médicos psiquiatras e os psicólogos. Ambos podem identificar o problema, mas a abordagem terapêutica pode ser diferente dependendo da avaliação do profissional.
Saiba mais sobre qual a diferença entre psiquiatras e psicólogos.
Fonte:
- Paulo Dalgalarrondo. (2019). Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais (3rd ed.). Artmed.
- Sadock, B. J., Sadock, V. A., & Ruiz, P. (2017). Compêndio de Psiquiatria: Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica. (11th ed.). Artmed.
Gostou do conteúdo? Então compartilha com outras pessoas e deixa um comentário para enriquecer a discussão. Conhecimento se constrói compartilhando ideias!

Sobre mim ...
Médico Psiquiatra, cristão, casado, pai da Marina, fotógrafo nas horas vagas e pensador constante. Gosto de compartilhar conhecimento, pois acredito que assim aprendo mais e ainda participo do crescimento de outras pessoas. Não perco uma corrida do MotoGP e perco quase todos os jogos do Ceará, mas ainda me considero torcedor praticante =)
OUTROS TÓPICOS
