A ansiedade é uma emoção universal e normal. É uma resposta necessária e adaptativa, que surge quando o organismo é submetido a fatores estressores.
A ansiedade é caracterizada como um sinal de alerta e indica um perigo iminente. Essa resposta permite que a pessoa tome medidas para lidar com a ameaça. Ela costuma ser insidiosa (ou seja, de progressão mais arrastada), e geralmente é uma resposta de reação a uma ameaça que é desconhecida, vaga, interna.
Muitas vezes, a ansiedade pode ser acompanhada por sintomas autonômicos (alterações da pressão, da frequência cardíaca, da frequência respiratória) e inquietação (por exemplo, incapacidade de ficar sentado por muito tempo). Além desses sintomas motores e viscerais, a ansiedade também afetar o pensamento, a percepção e o aprendizado, interferindo inclusive na capacidade de prestar atenção e de prejuízos na memória.
Em psicopatologia, costumamos diferenciar ansiedade de medo. Apesar de o medo também ser um sinal de alerta como resposta emocional a um fator estressor, deve ser diferenciado da ansiedade, pois sua apresentação é distinta.
Geralmente, o
medo
apresenta início súbito, sendo uma resposta a uma
ameaça conhecida, externa e bem definida. Costuma desencadear uma resposta adrenérgica mais forte (pico de adrenalina), desencadeando taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), taquipneia (aceleração da respiração), palpitações, etc.
Como falado anteriormente, a ansiedade é uma emoção universal e normal, e todo mundo experimenta ansiedade em algum grau. O profissional que avalia a pessoa deve estar atento a alguns sinais que apontam quando a ansiedade pode ser considerada um transtorno.
Ocorrência:
Consequência:
Os profissionais mais recomendados são os médicos psiquiatras e os psicólogos. Ambos podem identificar o problema, mas a abordagem terapêutica pode ser diferente dependendo da avaliação do profissional.
Saiba mais sobre qual a diferença entre psiquiatras e psicólogos.
Fonte:
Gostou do conteúdo? Então compartilha com outras pessoas e deixa um comentário para enriquecer a discussão. Conhecimento se constrói compartilhando ideias!
Sobre mim ...
Médico Psiquiatra, cristão, casado, pai da Marina, fotógrafo nas horas vagas e pensador constante. Gosto de compartilhar conhecimento, pois acredito que assim aprendo mais e ainda participo do crescimento de outras pessoas. Não perco uma corrida do MotoGP e perco quase todos os jogos do Ceará, mas ainda me considero torcedor praticante =)
OUTROS TÓPICOS
SIGA NAS REDES SOCIAIS