Impulsividade pode ser entendida como uma tendência para agir e reagir de forma rápida e não planejada, seja em relação a estímulos externos ou internos, não levando em consideração as possíveis consequências negativas para si ou para os outros.
A impulsividade pode ser entendida como um construto composto por 5 diferentes apresentações:
Diversos transtornos podem apresentar a impulsividade como característica marcante, como o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade), o Transtorno da Personalidade Borderline, Transtorno Bipolar, Transtornos alimentares, síndromes demenciais, etc.
Tendência a um comportamento impulsivo também é comum em pessoas com transtornos relacionados ao uso de substâncias.
Se houver um transtorno de base influenciando no comportamento impulsivo, o tratamento deve ser direcionado para esse transtorno.
Psicoterapia costuma ser indicado para ajudar o indivíduo a recuperar o autocontrole, mas as medicações (farmacoterapia) podem ser necessárias a depender de cada caso.
É importante salientar que medicamentos da classe dos Benzodiazepínicos, como o clonazepam (Rivotril®), podem piorar o comportamento impulsivo, por reduzir a capacidade de autocontrole!
Fonte:
Gostou do conteúdo? Então compartilha com outras pessoas e deixa um comentário para enriquecer a discussão. Conhecimento se constrói compartilhando ideias!
Sobre mim ...
Médico Psiquiatra, cristão, casado, pai da Marina, fotógrafo nas horas vagas e pensador constante. Gosto de compartilhar conhecimento, pois acredito que assim aprendo mais e ainda participo do crescimento de outras pessoas. Não perco uma corrida do MotoGP e perco quase todos os jogos do Ceará, mas ainda me considero torcedor praticante =)
OUTROS TÓPICOS
SIGA NAS REDES SOCIAIS