Naltrexona (Revia® 50mg)

Dr. Tiago Costa • mar. 23, 2022

Saiba mais sobre a Naltrexona (Revia® 50mg), medicamento usado no tratamento da dependência ao álcool

Como a Naltrexona atua?

A naltrexona bloqueia os receptores opioides Mu (lê-se "Mi"). Portanto, é um antagonista opioide. A ação opioide contribui para a euforia e o high (sensações prazerosas) associados ao consumo de álcool. Dessa forma, o uso da naltrexona bloqueia o prazer do consumo excessivo de álcool, reduzindo a fissura (desejo pelo uso da substância) e aumentando o tempo de abstinência (tempo sem uso do álcool).


A naltrexona pode ser usada não apenas em pacientes almejam a abstinência, mas também naqueles que desejam reduzir o consumo de álcool.

Quais os principais efeitos colaterais da Naltrexona?

O principal efeito colateral são as náuseas. Outros sintomas que podem ocorrer são redução do apetite, tontura, disforia e ansiedade. Não costuma provocar ganho de peso, nem sonolência.


Pode ocorrer de a medicação promover alteração nas enzimas hepáticas. Por isso, é importante que o médico solicite exames laboratoriais para acompanhar o uso da medicação.


Para redução dos efeitos colaterais, geralmente é iniciado metade da dose (25mg/dia) e depois de uma semana é aumentada para 50mg/dia.


Com o uso prolongado, alguns pacientes podem se queixar de apatia ou perda do prazer.

Quais as contraindicações principais ao uso da Naltrexona?

As principais contraindicações ao uso de Naltrexona são doenças hepáticas agudas e crônicas. Deve ser suspensa quando as elevações das enzimas hepáticas persistirem elevadas, exceto se forem leves e atribuídas ao consumo de álcool..


Sempre é importante checar se o paciente está em uso de opioides  (drogas ilícitas ou medicamentos) nos últimos 5 dias, pois o bloqueio rápido desses receptores em pessoas que fazem uso regular pode desencadear  grave crise de abstinência.


A naltrexona também  não é recomendada na gravidez. Se amamentação, é sugerido a interrupção da medicação ou uso de mamadeira com fórmulas.

Fonte:

  1. Stahl, Stephen M.. Fundamentos de Psicofarmacologia de Stahl: Guia de Prescrição, 6ª Edição.

Gostou do conteúdo? Então compartilha com outras pessoas e deixa um comentário para enriquecer a discussão. Conhecimento se constrói compartilhando ideias!

Sobre mim ...

Médico Psiquiatra, cristão, casado, pai da Marina, fotógrafo nas horas vagas e pensador constante. Gosto de compartilhar conhecimento, pois acredito que assim aprendo mais e ainda participo do crescimento de outras pessoas. Não perco uma corrida do MotoGP e perco quase todos os jogos do Ceará, mas ainda me considero torcedor praticante =)


OUTROS TÓPICOS

Por Tiago Costa 30 abr., 2023
Há uma via de mão dupla no eixo intestino-cérebro: "o que se faz no intestino é percebido no cérebro, e o que se faz no cérebro é percebido no intestino". A compreensão dessas conexões abriu a possibilidade de que a dieta possa ter efeitos na saúde mental. Para saber mais sobre o assunto, eu fiz um ebook e estou disponibilizando gratuitamente.
Homem segurando seringa para aplicar esteroide anabolizante
Por Tiago Costa 15 abr., 2023
O uso abusivo de esteroides anabolizantes androgênicos pode causar efeitos negativos quando utilizados de forma inadequada. Saiba mais sobre as alterações psiquiátricas associadas ao uso de testosterona e substâncias similares.
Por Tiago Costa 18 mar., 2023
Depressão sorridente existe? Sim, e ela apresenta características atípicas de um episódio depressivo. Saiba mais no post.
VEJA MAIS
Share by: