A naltrexona bloqueia os receptores opioides Mu (lê-se "Mi"). Portanto, é um antagonista opioide. A ação opioide contribui para a euforia e o high (sensações prazerosas) associados ao consumo de álcool. Dessa forma, o uso da naltrexona bloqueia o prazer do consumo excessivo de álcool, reduzindo a fissura (desejo pelo uso da substância) e aumentando o tempo de abstinência (tempo sem uso do álcool).
A naltrexona pode ser usada não apenas em pacientes almejam a abstinência, mas também naqueles que desejam reduzir o consumo de álcool.
O principal efeito colateral são as náuseas. Outros sintomas que podem ocorrer são redução do apetite, tontura, disforia e ansiedade. Não costuma provocar ganho de peso, nem sonolência.
Pode ocorrer de a medicação promover alteração nas enzimas hepáticas. Por isso, é importante que o médico solicite exames laboratoriais para acompanhar o uso da medicação.
Para redução dos efeitos colaterais, geralmente é iniciado metade da dose (25mg/dia) e depois de uma semana é aumentada para 50mg/dia.
Com o uso prolongado, alguns pacientes podem se queixar de apatia ou perda do prazer.
As principais contraindicações ao uso de Naltrexona são doenças hepáticas agudas e crônicas. Deve ser suspensa quando as elevações das enzimas hepáticas persistirem elevadas, exceto se forem leves e atribuídas ao consumo de álcool..
Sempre é importante checar se o paciente está em uso de opioides (drogas ilícitas ou medicamentos) nos últimos 5 dias, pois o bloqueio rápido desses receptores em pessoas que fazem uso regular pode desencadear grave crise de abstinência.
A naltrexona também não é recomendada na gravidez. Se amamentação, é sugerido a interrupção da medicação ou uso de mamadeira com fórmulas.
Fonte:
Gostou do conteúdo? Então compartilha com outras pessoas e deixa um comentário para enriquecer a discussão. Conhecimento se constrói compartilhando ideias!
Sobre mim ...
Médico Psiquiatra, cristão, casado, pai da Marina, fotógrafo nas horas vagas e pensador constante. Gosto de compartilhar conhecimento, pois acredito que assim aprendo mais e ainda participo do crescimento de outras pessoas. Não perco uma corrida do MotoGP e perco quase todos os jogos do Ceará, mas ainda me considero torcedor praticante =)
OUTROS TÓPICOS
SIGA NAS REDES SOCIAIS