Os conceitos de ortorexia nervosa e vigorexia nervosa surgiram recentemente e, embora ainda não constem nos manuais de psiquiatria como transtornos, têm sido cada vez mais discutidos na literatura médica.
A ortorexia nervosa é marcada por uma obsessão por alimentação ou estilo de vida saudável a ponto de provocar intenso sofrimento psíquico, perturbações sociais ou prejuízos nutricionais significativos.
É comum que os indivíduos com esse distúrbio apresentem um medo exagerado de doença ou uma sensação de impureza pessoal se não comerem de acordo com as regras alimentares autoimpostas.
Infelizmente, esse comportamento pode ser incentivado pela idealização do estilo de vida promovido pela sociedade atual e potencializado nas redes sociais.
A vigorexia nervosa foi descrita como uma preocupação patológica do indivíduo acerca do grau de hipertrofia muscular, ocasionando sofrimento psicológico significativo e uso abusivo de anabolizantes, ocorrendo quase que exclusivamente no sexo masculino.
Apesar do nome, esse distúrbio não compartilha a psicopatologia principal dos transtornos alimentares, sendo classificado atualmente como uma forma de dismorfismo corporal (dismorfia muscular).
Fonte:
Gostou do conteúdo? Então compartilha com outras pessoas e deixa um comentário para enriquecer a discussão. Conhecimento se constrói compartilhando ideias!
Sobre mim ...
Médico Psiquiatra, cristão, casado, pai da Marina, fotógrafo nas horas vagas e pensador constante. Gosto de compartilhar conhecimento, pois acredito que assim aprendo mais e ainda participo do crescimento de outras pessoas. Não perco uma corrida do MotoGP e perco quase todos os jogos do Ceará, mas ainda me considero torcedor praticante =)
OUTROS TÓPICOS
SIGA NAS REDES SOCIAIS