Higiene do Sono

Dr. Tiago Costa • 11 de março de 2022

O que é higiene do sono e como isso pode melhorar sua qualidade de vida

Higiene do sono

O que é insônia?

A insônia (dificuldade para iniciar e manter o sono) é uma queixa frequente no consultório de Psiquiatria, uma vez que aproximadamente 30% da população geral relata alguns sintomas noturnos de insônia.


Trata-se de uma condição que afeta principalmente mulheres a partir dos 30 anos de idade, mas pode ocorrer em qualquer gênero e idade.

O que causa insônia?

Muitas vezes, ela está relacionada à transtornos psiquiátricos (como depressão e ansiedade generalizada) ou à outras doenças médicas gerais, porém não muito raramente sua origem está nos hábitos relacionados ao sono.

Quais os riscos de ter insônia?

Quando a insônia é crônica, traz uma série de riscos para a pessoa como:

  • Maior risco cardiovascular
  • Aumento dos marcadores de inflamação
  • Prejuízo no desempenho em atividades relacionadas ao trabalho / estudo
  • Repercussão na saúde mental

O que é higiene do sono?

Quando na consulta investigo os hábitos do sono de pacientes que se queixam de insônia, com muita frequência surgem comportamentos que pioram a qualidade do sono.


A higiene do sono refere-se a medidas comportamentais que, quando executadas, aumentam a chance de um sono de melhor qualidade, reparador e satisfatório. Quando realizado diariamente, a higiene do sono tende a se transformar em um bom hábito, trazendo qualidade de vida para os praticantes.

Como melhorar a higiene do sono?

O principal é identificar os hábitos ruins de sono, para então corrigi-los. Cito alguns que, se você conseguir colocar em prática, já vai ajudar bastante a melhorar sua higiene do sono:


  1. Evite telas 1 hora antes do horário previsto de dormir:
    Se você planeja dormir às 22h, desligar televisão, colocar o celular no silencioso são medidas necessárias, pois as telas emitem luz na frequência do azul, que quando são captadas pelos olhos provocam o despertar.

  2. Evite "refeições pesadas" à noite:
    O ideal é fazer refeições leves, de fácil digestão. A literatura também fala que um copo de leite morno pode ajudar a provocar a sensação de relaxamento.

  3. Evite banhos gelados, mas banhos mornos tendem a melhorar.

  4. Evite uso de álcool e cigarro:
    As substâncias psicoativas como álcool e tabaco tendem a prejudicar e impedir o sono de qualidade. Há quem esteja habituado com a falsa impressão de que o uso de bebidas alcoólicas antes de dormir facilita o sono, mas é um mito! O álcool prejudica a arquitetura do sono e seu uso crônico pode levar o indivíduo à dependência química.

  5. Evite atividades físicas depois das 17 horas:
    Pessoas com insônia (principalmente a população idosa) quando pratica atividade física à noite pode apresentar dificuldade de dormir. Mas isso não é uma regra! O ideal é a pessoa observar como fica depois de atividades físicas depois das 17 horas. Se notar que não melhora o sono e persiste com insônia, é melhor tentar fazer atividades físicas pela manhã ou antes das 17 horas. Vale lembrar que atividades físicas regulares ajudam a manter um sono de boa qualidade.


Vale lembrar que atividades físicas regulares ajudam a manter um sono de boa qualidade.

Se mesmo com essas modificações dos hábitos relacionados ao sono a pessoa ainda apresenta dificuldades para dormir, uma avaliação psiquiátrica pode ser necessária.

Se mesmo com essas modificações dos hábitos relacionados ao sono a pessoa ainda apresenta dificuldades para dormir, uma avaliação psiquiátrica pode ser necessária.

Fonte:

  1. Miguel, E. C., Lafer, B., & Forlenza, O. V. (2021). Clínica psiquiátrica: as grandes síndromes psiquiátricas (2nd ed., Vol. 2). Manole.
  2. Sadock, B. J., Sadock, V. A., & Ruiz, P. (2017). Compêndio de Psiquiatria: Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica. (11th ed.). Artmed.

Gostou do conteúdo? Então compartilha com outras pessoas e deixa um comentário para enriquecer a discussão. Conhecimento se constrói compartilhando ideias!

Sobre mim ...

Médico Psiquiatra, cristão, casado, pai da Marina, fotógrafo nas horas vagas e pensador constante. Gosto de compartilhar conhecimento, pois acredito que assim aprendo mais e ainda participo do crescimento de outras pessoas. Não perco uma corrida do MotoGP e perco quase todos os jogos do Ceará, mas ainda me considero torcedor praticante =)


OUTROS TÓPICOS

Por Tiago Costa 30 de abril de 2023
Há uma via de mão dupla no eixo intestino-cérebro: "o que se faz no intestino é percebido no cérebro, e o que se faz no cérebro é percebido no intestino". A compreensão dessas conexões abriu a possibilidade de que a dieta possa ter efeitos na saúde mental. Para saber mais sobre o assunto, eu fiz um ebook e estou disponibilizando gratuitamente.
Homem segurando seringa para aplicar esteroide anabolizante
Por Tiago Costa 15 de abril de 2023
O uso abusivo de esteroides anabolizantes androgênicos pode causar efeitos negativos quando utilizados de forma inadequada. Saiba mais sobre as alterações psiquiátricas associadas ao uso de testosterona e substâncias similares.
Por Tiago Costa 18 de março de 2023
Depressão sorridente existe? Sim, e ela apresenta características atípicas de um episódio depressivo. Saiba mais no post.
VEJA MAIS
Share by: