A insônia (dificuldade para iniciar e manter o sono) é uma queixa frequente no consultório de Psiquiatria, uma vez que aproximadamente 30% da população geral relata alguns sintomas noturnos de insônia.
Trata-se de uma condição que afeta principalmente mulheres a partir dos 30 anos de idade, mas pode ocorrer em qualquer gênero e idade.
Muitas vezes, ela está relacionada à transtornos psiquiátricos (como depressão e ansiedade generalizada) ou à outras doenças médicas gerais, porém não muito raramente sua origem está nos hábitos relacionados ao sono.
Quando a insônia é crônica, traz uma série de riscos para a pessoa como:
Quando na consulta investigo os hábitos do sono de pacientes que se queixam de insônia, com muita frequência surgem comportamentos que pioram a qualidade do sono.
A
higiene do sono
refere-se a medidas comportamentais que, quando executadas, aumentam a chance de um sono de melhor qualidade, reparador e satisfatório. Quando realizado diariamente, a higiene do sono tende a se transformar em um bom hábito, trazendo qualidade de vida para os praticantes.
O principal é identificar os hábitos ruins de sono, para então corrigi-los. Cito alguns que, se você conseguir colocar em prática, já vai ajudar bastante a melhorar sua higiene do sono:
Vale lembrar que atividades físicas regulares ajudam a manter um sono de boa qualidade.
Se mesmo com essas modificações dos hábitos relacionados ao sono a pessoa ainda apresenta dificuldades para dormir, uma avaliação psiquiátrica pode ser necessária.
Se mesmo com essas modificações dos hábitos relacionados ao sono a pessoa ainda apresenta dificuldades para dormir, uma avaliação psiquiátrica pode ser necessária.
Gostou do conteúdo? Então compartilha com outras pessoas e deixa um comentário para enriquecer a discussão. Conhecimento se constrói compartilhando ideias!
Sobre mim ...
Médico Psiquiatra, cristão, casado, pai da Marina, fotógrafo nas horas vagas e pensador constante. Gosto de compartilhar conhecimento, pois acredito que assim aprendo mais e ainda participo do crescimento de outras pessoas. Não perco uma corrida do MotoGP e perco quase todos os jogos do Ceará, mas ainda me considero torcedor praticante =)
OUTROS TÓPICOS
SIGA NAS REDES SOCIAIS